Deputado estadual e autoridades discutem soluções para o Hospital Regional de Iguatu

Compartilhe

Diversas lideranças se reuniram para discutir soluções para o custeio e funcionamento do Hospital Regional de Iguatu, a maior unidade médica de todo Centro-Sul do Ceará. A reunião contou com a presença de prefeitos, deputados estaduais, vereadores, secretários municipais de saúde, além de entidades como a APRECE, UVC, COSEMS, OAB, Ministério Público e Defensoria Pública, além da sociedade civil.

Uma das possíveis soluções propostas foi a estadualização do hospital que hoje é gerido pela Prefeitura de Iguatu e recebe recursos federais, estaduais e dos municípios. A secretária de saúde do Estado se comprometeu a ir ao município de Iguatu para ver de perto toda a estrutura disponível, serviços e custos do hospital para buscar soluções céleres.

Durante a reunião, a secretária de saúde do Estado, Dra. Tânia Mara, se comprometeu a ir ao município de Iguatu com a equipe da SESA no próximo dia 26 de maio para ver de perto toda a estrutura disponível, serviços e custos do HRI para buscar soluções céleres. Ela destacou a importância de um trabalho conjunto entre o governo estadual e as prefeituras da região para fortalecer o sistema de saúde e garantir atendimento de qualidade à população.

Além da estadualização, outras possibilidades também foram levantadas na reunião, como a criação de um consórcio entre os municípios para garantir a sustentabilidade financeira do hospital e a melhoria da gestão do local. A audiência pública foi vista como um importante passo para unir lideranças políticas, autoridades e sociedade civil em torno de uma causa comum: a saúde da população do Centro-Sul do Ceará.