David Miranda, ex-deputado federal e marido do jornalista Glenn Greenwald, faleceu na manhã desta terça-feira (9) aos 37 anos, no Rio de Janeiro. Miranda estava internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde agosto de 2022.
De acordo com Greenwald, Miranda começou a sentir fortes dores abdominais, sendo internado para tratar um problema gastrointestinal, e posteriormente, passou por infecções sucessivas na região. O ex-parlamentar deixou dois filhos.
Miranda iniciou sua carreira política como vereador na cidade do Rio de Janeiro em 2016, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em 2018, se candidatou a deputado federal, ficando como suplente e assumindo posteriormente a vaga de Jean Wyllys. Já nas eleições de 2022, Miranda deixou de concorrer em razão de seu estado de saúde.
Em mensagem nas redes sociais, Greenwald lamentou a morte do marido e afirmou que ele “morreu em paz, cercado por nossos filhos, pela família e por amigos”. A morte de Miranda foi recebida com pesar por muitas personalidades políticas e da mídia, que destacaram sua atuação em defesa dos direitos humanos e das minorias.