A greve dos servidores(as) municipais de Iguatu está deflagrada. Novas ações e mobilizações estão sendo organizadas para os próximos dias, em uma demonstração clara de que a categoria permanece firme em defesa de seus direitos.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iguatu (SPUMI) afirma que não aceitará retrocessos e seguirá mobilizado, cobrando que a Prefeitura cumpra o acordo firmado e respeite os trabalhadores(as) que sustentam o funcionamento diário da cidade.
A decisão pela retomada da greve foi motivada pelo rompimento, por parte da gestão municipal, de um acordo extrajudicial assinado em janeiro deste ano no Ministério Público. O acordo estabelecia o pagamento de metade do salário de dezembro de 2024 aos servidores(as) — com exceção da pasta da educação.
Apesar de ter sido fruto de muito diálogo e luta, o compromisso foi desrespeitado pela administração municipal, que voltou atrás naquilo que foi oficialmente acordado. A atitude representa não só uma quebra de palavra com os servidores(as), mas também um desrespeito ao Ministério Público e à população de Iguatu.
Diante dessa situação, os servidores(as) se reuniram na manhã de hoje (02), em assembleia convocada pelo SPUMI, e decidiram pela retomada da greve como forma de resposta e resistência.