Operação da Enel flagra furto de energia e mulher é presa em Icó.

Operação da Enel flagra furto de energia e mulher é presa em Icó.
Compartilhe
Operação da Enel flagra furto de energia e mulher é presa em Icó.

Operação da Enel flagra furto de energia e mulher é presa em Icó.>

Uma mulher foi presa em flagrante nesta terça-feira (15) no bairro Cidade Nova, em Icó, por furto de energia elétrica. A prisão ocorreu durante uma operação conjunta da Enel Distribuição Ceará e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O crime foi identificado durante uma inspeção de rotina realizada por técnicos da Enel, que constataram a existência de ligação irregular no imóvel. A responsável pelo local foi detida e levada à Delegacia Regional de Icó, onde foi autuada por furto qualificado. O caso permanece sob investigação.

O furto de energia – prática ilegal conhecida popularmente como “gato” – é crime previsto no Código Penal, com pena de um a oito anos de prisão. Além do prejuízo à concessionária e aos consumidores regulares, a fraude representa risco à segurança da população, podendo provocar choques, incêndios e danos à rede elétrica.

Segundo a Enel, ações de fiscalização são realizadas regularmente em todo o estado. Apenas entre janeiro e abril deste ano, foram feitas mais de 46 mil inspeções técnicas no Ceará, que resultaram na identificação de 11 mil ligações clandestinas. No mesmo período, 61 pessoas foram presas em flagrante por furto de energia durante 149 operações especiais.

Em 2024, o número de fraudes na rede elétrica superou os 38 mil casos no estado, após mais de 155 mil vistorias técnicas. Ao todo, 37 pessoas foram presas.

A distribuidora orienta a população a denunciar irregularidades de forma anônima pelo aplicativo Enel Ceará ou pela Central de Atendimento no número 0800 285 0196.
##policial

Via instagram @fatosnews: https://instagr.am/p/DMJFxpnx2QB/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *