Um afundamento no final da Ponte Demócrito Rocha, localizada em Iguatu, tem gerado apreensão entre os motoristas e motoqueiros que transitam pela região. O incidente ocorreu no lado direito da ponte, na saída de Iguatu, e foi constatado por nossa equipe de reportagem durante uma visita no final da tarde desta quinta-feira, 16/11.
O trecho afetado registrou impacto direto em alguns veículos, especialmente ônibus e carros maiores, que chegaram a tocar a dianteira e a traseira no solo. Motoqueiros desavisados também enfrentaram dificuldades, e em velocidades mais altas, correram o risco iminente de acidentes devido ao afundamento.
A Ponte Demócrito Rocha, construída em 1952 em homenagem ao jornalista Demócrito Rocha, suportou ao longo dos anos três grandes cheias do Rio Jaguaribe, em 1960, 1974 e 1985. Em 2005, passou por uma reforma que incluiu uma manutenção geral e reforço estrutural. Na época, o Governo do Estado investiu R$ 635 mil na obra, realizando a troca das peças antigas de apoio, de chumbo para unidades de borracha.
Contudo, meses após a conclusão do serviço, a ponte sofreu um deslocamento lateral, o primeiro em 53 anos de uso. Para a realização dos reparos, foi necessário um desvio por dentro do rio enquanto a empresa responsável pelo conserto finalizava os trabalhos.
Diante da atual situação, é urgente que as autoridades municipais e da SOP (Superintendência de Obras Públicas) visitem o local para avaliar in loco os riscos que o afundamento apresenta aos motoristas e motoqueiros que trafegam pela ponte.