Prefeitos eleitos contestam antecipação de eleição do Consórcio de Saúde da 18ª Região

Compartilhe

Os prefeitos eleitos de Iguatu, Roberto Filho, e de Acopiara, Dr. Wilmar, além do empresário Antônio Francisco de Lima, de Saboeiro, ingressaram na Justiça contra a antecipação da eleição do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Iguatu. A votação está marcada para o dia 10 de dezembro, mas os novos gestores argumentam que o pleito desrespeita a representatividade democrática ao excluir os prefeitos eleitos para o mandato 2025-2028.

Os gestores eleitos alegam que a medida favorece os interesses de prefeitos em fim de mandato e pedem a suspensão da eleição, destacando possíveis riscos à moralidade administrativa e à continuidade dos serviços de saúde na região. A disputa envolve a presidência do consórcio que administra a Policlínica Regional e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

Na disputa pela presidência, estão Adil Júnior, atual prefeito de Quixelô, e Gildecarlos Pinheiro, de Deputado Irapuan Pinheiro, com o segundo sendo apontado como favorito.

Caso semelhante em Sobral
A situação em Iguatu é similar à de Sobral, onde uma ação judicial também tentou suspender a antecipação da eleição do consórcio público de saúde da região. No entanto, o juiz considerou o pleito legítimo, respaldado pelo estatuto do consórcio, permitindo a eleição no dia 28 de novembro.

A decisão do caso de Iguatu ainda está sendo aguardada e será decisiva para definir os rumos administrativos do consórcio de saúde na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *