Reserva hídrica do Ceará amplia seu melhor nível em mais de uma década

Compartilhe

De acordo com a Companhia Cearense de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o estado do Ceará registrou uma ampliação na reserva hídrica total, mesmo com a redução de dois açudes sangrando em relação aos dados registrados três dias atrás.

Na última quinta-feira, 19 de abril, havia 64 reservatórios com água transbordando no estado e a quantidade de água acumulada correspondia a 48,78% da capacidade total dos açudes. O maior reservatório do Brasil, o açude Castanhão, ultrapassou a marca de 30% de sua capacidade pela primeira vez desde 2014.

No entanto, neste sábado, 22 de abril, a quantidade de açudes sangrando reduziu para 62, com três açudes deixando de transbordar, sendo eles: Cauhipe, em Caucaia; Santo Antônio de Aracatiaçu, em Sobral; e Muquém, em Cariús. Apesar disso, a reserva hídrica do estado aumentou para 49,1% do total.

Isso ocorre porque os açudes possuem capacidades diferentes, de modo que um reservatório menor que deixe de transbordar pode ser compensado por outro maior que recebeu mais chuvas no mesmo período. A reserva hídrica do Ceará ampliou sua margem de melhor nível em mais de uma década.

Foto: Samuel Setubal