Tentativa de fuga em complexo penitenciário do Ceará é frustrada

Compartilhe

Na noite de sábado (3), uma tentativa de fuga envolvendo 22 detentos do Complexo Penitenciário Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), localizado em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi rapidamente contida pelas autoridades. Durante o incidente, um preso foi ferido.

Segundo o Sindicato dos Policiais Penais do Ceará (Sindppen-CE), três policiais penais foram feitos reféns e utilizados como escudos humanos pelos detentos. A Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP), no entanto, contesta essa versão e afirma que nenhum policial ficou ferido.

A SAP destacou que a tentativa de fuga foi abortada graças à ação rápida e técnica dos agentes, que utilizaram força controlada para neutralizar a situação. A secretaria confirmou que os 22 detentos envolvidos são membros de uma facção criminosa e que um deles foi baleado e levado para um hospital.

Apesar da negação oficial, a presidente do Sindppen, Joélia Silveira, relatou que os policiais penais sofreram lesões e escoriações causadas por ‘cossocos’, facas artesanais usadas pelos detentos. Ela afirmou que os policiais foram levados a um hospital para tratamento.

O secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, assegurou em um vídeo divulgado nas redes sociais que nenhum detento conseguiu escapar. “Os policiais penais reagiram prontamente, impedindo a fuga. Um preso foi baleado, mas está fora de perigo”, disse o secretário, aparecendo trajado com colete à prova de balas e capacete.

Os detentos que participaram da tentativa de fuga serão responsabilizados administrativamente e criminalmente pelos seus atos, conforme informado pela SAP.