Antipetista convicto é nomeado para diretoria da Sudene pelo governo Lula

Compartilhe

Heitor Rodrigo Pereira Freire, ex-deputado federal pelo Ceará e antipetista convicto, foi nomeado para uma diretoria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A escolha de Freire, membro do União Brasil, partido que ocupa três ministérios e que tem experimentado atritos com o Planalto, foi revelada pelo portal Metrópoles e confirmada pelo Globo. O ato foi chancelado no Diário Oficial da União pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Freire foi eleito deputado federal em 2018 pelo PSL, partido que abrigava, na época, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele já presidiu o Movimento Direita Ceará, de viés conservador, e chegou a comandar a sigla em seu estado. Nas redes sociais, que foram desativadas após a publicação do Metrópoles, Freire se apresentava como seguidor de Olavo de Carvalho, espécie de guru do bolsonarismo morto em 2022.

A nomeação de um antipetista convicto para uma diretoria da Sudene, órgão responsável por promover o desenvolvimento da região nordeste do país, pode gerar controvérsias. O partido dos trabalhadores é uma das principais legendas da região, e a escolha de Freire pode ser vista como uma tentativa de acomodar a base aliada do governo.