Moradores do Conjunto Green Park, na comunidade do Fomento, estão se mobilizando para implantar uma área verde na região. O espaço, que tem mais de 3.246 metros quadrados, está previsto em lei para todo loteamento, mas foi ameaçado por um projeto de construção de casas.
Com o objetivo de preservar a área verde e transformá-la em um espaço de convivência e lazer para a comunidade, os moradores se uniram e fizeram pressão junto aos órgãos municipais para que o terreno fosse devolvido à população daquele bairro.
Recentemente, com o apoio do projeto “100mil árvores para Iguatu”, a comunidade conseguiu limpar o terreno e já iniciou o plantio de 40 mudas nativas. O próximo passo é tirar do papel um projeto que já sinaliza a criação de uma areninha, um espaço para caminhada e um pequeno bosque.
Além de proporcionar um ambiente mais agradável e saudável para os moradores, a criação da área verde também contribui para a preservação da fauna e da flora da região. Estudos mostram que espaços verdes em áreas urbanas reduzem a poluição, ajudam a diminuir a temperatura ambiente e trazem benefícios à saúde física e mental das pessoas.
A luta dos moradores do Conjunto Green Park na comunidade do Fomento é uma inspiração para outras comunidades que também buscam melhorias em suas áreas de convivência. É preciso que os órgãos municipais e a população se unam em prol de uma cidade mais sustentável e com mais espaços verdes para todos.
Fotos: Wandembergue Belém
Uma boa noticia em meio a escuridão.