Homem é preso por crime ambiental após 81 jumentos serem encontrados em situação de maus-tratos em Jaguaribe

Compartilhe

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu um homem de 39 anos, natural da Bahia, no último domingo (11), sob suspeita de crime ambiental. A ação ocorreu no município de Jaguaribe, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado, quando 81 jumentos foram localizados em situação de maus-tratos em um caminhão no bairro Vila José Pinheiro.

De acordo com informações, por volta das 15 horas, uma equipe da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (2ª CIPM) foi acionada para atender uma ocorrência no bairro José Pinheiro. O solicitante relatou que jumentos haviam sido abandonados e estavam presos em um caminhão.

No local indicado, os policiais encontraram os 81 animais em estado de desidratação e visíveis sinais de maus-tratos. Diante da situação, medidas imediatas foram tomadas para resgatar os animais e garantir sua segurança.

Após investigações e diligências, o condutor do veículo foi identificado como responsável pelos jumentos e foi conduzido à Delegacia Municipal de Jaguaribe, unidade da Polícia Civil do Ceará (PC-CE). Na delegacia, foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental, devido à negligência e maus-tratos aos animais.

O resgate desses animais em situação de vulnerabilidade é uma prioridade para as autoridades e reflete o compromisso em proteger e garantir o bem-estar dos animais. O crime ambiental em questão configura-se como uma violação às leis de proteção animal, podendo resultar em penalidades legais.

A Polícia Militar e a Polícia Civil do Ceará reforçam a importância da denúncia de casos de maus-tratos aos animais, ressaltando a necessidade de conscientização e respeito aos direitos dos animais. A sociedade como um todo é responsável por zelar pelo bem-estar animal e colaborar para que situações como essa sejam devidamente punidas.

Foto: PM/CE