Nesta sexta-feira, 28 de abril, foi realizado em Iguatu um seminário com o tema “Qual Iguatu queremos no futuro?”, no campus Humberto Teixeira na Avenida Dário Rabelo. O evento contou com a presença de um público diverso, incluindo empresários, professores e estudantes, que se reuniram para discutir o futuro da cidade e ouvir as autoridades presentes.
Para pensar em um futuro sustentável e inclusivo para Iguatu, é preciso analisar seu passado e presente, considerando suas potencialidades e desafios. Historicamente, a economia da cidade se baseou na agropecuária, especialmente no cultivo de algodão e na criação de bovinos, mas nos últimos anos, Iguatu tem enfrentado uma degradação em várias áreas importantes de sua vocação histórica.
No entanto, há desafios a serem enfrentados para que Iguatu possa se desenvolver de forma sustentável e inclusiva. É necessário investir em infraestrutura, como estradas, saneamento básico e energia, para atrair novos investimentos e melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, é preciso investir em educação e capacitação profissional para preparar a população para as demandas do mercado de trabalho.
Pensar o futuro de Iguatu implica em considerar também a preservação do meio ambiente e a promoção da justiça social. É necessário pensar em políticas públicas que estimulem a geração de emprego e renda, a valorização da cultura local e a proteção dos recursos naturais.
Portanto, é necessário ter uma visão estratégica e integrada para pensar o futuro de Iguatu, considerando suas potencialidades e desafios, e envolvendo a participação da sociedade civil na construção desse futuro. A cidade tem um grande potencial de desenvolvimento e pode se tornar uma referência no interior do Ceará, desde que sejam tomadas as medidas adequadas para enfrentar os desafios que se apresentam.
Presenças importantes de : Miriam Sobreira – ex-deputada estadual, Nizo Costa – deputado estadual, Marcos Jacinto – secretário executivo da SDA, Cida Albuquerque – ex-vereadora PC do B, Patrícia Santiago – representando o PSOL, Claudemir Brito (presidente do PT de Iguatu), Diassis Diniz – deputado estadual PT, José Guimarães – deputado federal líder do presidente Lula na Câmara dos Deputados em Brasília, Sá Vilarouca – empresário, vários prefeitos e lideranças da região centro sul.