Neste domingo, 04/06, a cidade de Iguatu foi palco da V Romaria das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), conhecida como Festa da Colheita. Cerca de 400 pessoas vindas de diferentes comunidades rurais de Iguatu e paróquias de cidades vizinhas, todas pertencentes à Diocese de Iguatu, participaram do evento.
O acolhimento aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, de todas as idades, ocorreu ao lado da Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Prado. Os participantes foram recebidos com um caldo quente na Casa de Acolhimento Padre José Marques e, em seguida, saíram em uma passeata pela rua 13 de Maio. Durante a caminhada, houve uma parada em frente ao CEO, onde faixas e cartazes foram exibidos, e pequenos discursos foram proferidos em prol da defesa das mulheres, vítimas de violência e assassinatos brutais.
Após a parada no CEO, o grupo seguiu em direção ao Diocesano de Iguatu, onde uma programação especial estava planejada para ocorrer debaixo de árvores frondosas. Esta é a quinta edição do evento em Iguatu, que recebeu participantes de cidades como Cedro, Jucás, Cariús, Acopiara, Mombaça e outras pertencentes à Diocese de Iguatu.
A Romaria das CEBS é um evento religioso anual que reúne as Comunidades Eclesiais de Base, grupos de leigos da Igreja Católica que se unem para vivenciar a fé e promover ações pastorais e sociais em suas comunidades. O tema deste ano, “CEB´s Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas”, reflete a perseverança e esperança diante das dificuldades enfrentadas pela população.
Padre Anastácio, coordenador espiritual da V romaria, destacou que a Festa da Colheita é um momento de gratidão pelas águas, pelo inverno e pelos frutos da colheita. As comunidades presentes possuem um olhar atento para a Bíblia e para a vida, buscando enxergar onde o Cristo crucificado se manifesta nas dores do povo. Mesmo diante dos desafios, a alegria e a esperança no evangelho de Cristo impulsionam todos os participantes a se engajarem na missão de defender a vida e promover o bem-estar de todos.
A V Romaria das CEBS em Iguatu reforça a importância da união comunitária, da fé e da luta em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O evento proporciona momentos de reflexão, celebração e fortalecimento dos laços entre os participantes, que se inspiram para enfrentar os desafios da vida com coragem e esperança.