Iguatu faz história e se classifica pela primeira vez para a Copa do Nordeste de 2024

Compartilhe

O Campeonato Estadual de 2023 definiu os participantes da Copa do Nordeste de 2024, que terá 28 clubes divididos entre a fase de grupos e a preliminar. O estado do Ceará garantiu quatro vagas, com dois clubes na fase de grupos e dois na pré-Copa. Já Bahia e Pernambuco conquistaram quatro vagas, mas com apenas um time na fase principal. A novidade será a participação do Iguatu (CE) na preliminar, ao lado de clubes como Ferroviário (CE) e Potiguar (RN). Esta edição contará ainda com a presença de estreantes, como Maranhão (MA), na fase de grupos.

A Copa do Nordeste de 2024 contará com a participação de 28 clubes, sendo 16 na fase principal e 12 na preliminar. A distribuição das vagas é baseada no ranking nacional das federações em 2023, com três níveis de vagas, variando entre 2 e 4 vagas por estado. O Ceará garantiu o maior número de vagas, com quatro times no torneio, seguido por Bahia e Pernambuco, com quatro vagas cada um, mas apenas um time na fase principal.

Além disso, três clubes farão sua estreia na competição: Maranhão, que já estará na fase de grupos, e Iguatu (CE) e Potiguar (RN), que disputarão a preliminar. Já Bahia, Vitória, CRB e Botafogo-PB irão competir pela 19ª vez na Copa do Nordeste, tendo ficado de fora apenas duas vezes. O Botafogo-PB será o único clube desse quarteto a disputar a preliminar.

A fase principal contará com 16 clubes, dos quais 9 são os campeões estaduais de 2023 e os melhores ranqueados das três principais federações no Ranking da CBF. A fase preliminar terá 12 clubes, sendo os melhores ranqueados das federações não contempladas com vagas diretas na fase principal e os melhores colocados nos campeonatos estaduais que não foram campeões.

Foto: Copa do Nordeste/Twitter