Invasão na UPA de Iguatu-CE causa momentos de tensão e expõe fragilidade da segurança em unidades de saúde

Compartilhe

Na madrugada de domingo, 23/04, pacientes e funcionários da UPA de Iguatu-CE passaram por momentos de terror quando um grupo de homens invadiu a unidade em busca de atendimento médico. O caos começou quando um rapaz com um corte no rosto entrou na UPA e precisou passar por um procedimento de sutura. Logo depois, outro homem com um ferimento semelhante entrou pedindo ajuda. No entanto, o primeiro homem ficou apavorado com a chegada do segundo e quis ir embora, saindo da UPA correndo e pedindo que a porta fosse aberta.

Pouco depois, mais pessoas ensanguentadas entraram correndo na unidade, abrindo portas das salas e assustando pacientes e profissionais. Havia indícios de que algumas pessoas estavam armadas, o que aumentou a tensão no local. Os profissionais de saúde tiveram que procurar locais seguros, com portas que pudessem ser trancadas, para se protegerem. O tumulto durou quase meia hora até a chegada da Polícia Militar, que foi acionada por um dos profissionais de saúde.

O primeiro homem que chegou com o corte foi embora, mas o segundo ficou para ser suturado e foi atendido. Os demais invasores se esconderam em salas, trancados, até que a polícia chegou e eles tiveram que sair. Segundo fontes, é comum que os profissionais de saúde sofram ameaças, agressões psicológicas e morais vindas de pacientes e/ou acompanhantes, o que gera medo e insegurança.

Este episódio serve como alerta para a necessidade de reforçar a segurança nas unidades de saúde, garantindo um ambiente de trabalho seguro para os profissionais e um atendimento de qualidade para os pacientes.