Açude Lima Campos, em Icó, está a apenas 64cm de sangrar

Compartilhe

O açude Lima Campos, localizado em Icó, no Ceará, está com apenas 64cm de distância para sua sangria, neste domingo, 09/04. Com as fortes chuvas dos últimos dias, o açude tem recebido muita água e se tornou um local de visitação popular para os icoenses, que esperam ansiosos pelo momento em que ele irá transbordar.

A expectativa é que a sangria ocorra ainda neste mês de abril, trazendo alívio para a população local, que depende da reserva hídrica para o abastecimento de água. O açude Lima Campos é um importante patrimônio natural da região e é responsável por irrigar diversas plantações de agricultores locais.

De acordo com o site do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Açude Lima Campos foi construído no início na década de 1930 e concluída em 1932. Ele foi uma importante obra realizada pelo DNOCS para combater a seca na região do Ceará e trouxe esperança para a população de Icó na época.

Com capacidade para armazenar até 237 milhões de metros cúbicos de água, o açude é uma das principais fontes de abastecimento para a população local e também é utilizado para a irrigação da agricultura da região.

Colaboração: Deusimar Oliveira